Reflexões da Carreira de Coach - Academia de Coaching Integrativo

Reflexões da Carreira de Coach

Reencantando Empresas

Reflexões da Carreira de Coach

Arquivado em:

banner_3

Esse texto é para você que pensa ou já pensou em ser coach, afinal é uma carreira que entrou na moda. Algumas escolas despejam mensalmente centenas de alunos no mercado, algumas delas inclusive em formações relâmpagos de um final de semana, outras com muito mais aparência de terapia que formação profissional. Mas enfim, por conta de um dos meus atuais papeis, o de fundadora da Academia de Coaching Integrativo, duas das perguntas que mais recebo são: qual o melhor caminho para se iniciar na carreira de coach? Ou como faço para ter sucesso nessa carreira?

Quer receber nossas Notícias? Preencha seu e-mail:


coach

 

Essas perguntas costumam ocorrer nas entrevistas de admissão, palestras, aulas ou encontros de mentoria, e baseado em minha experiência como coach, costumo responder uma pergunta com outra, iniciando por essas: Como você se comportava na fase da educação infantil? Você tomava o lanche dos amigos ou compartilhava seus brinquedos?

 

E no ensino fundamental, qual era sua fama? O esperto que colava nas provas ou o conselheiro que sempre estava disposto a ouvir os amigos?

E durante o calor da adolescência, no período do ensino médio, como você ficou conhecido? O que vivia na aba dos outros ou aquele que colaborava com o coletivo?

E se aplicássemos uma pesquisa junto aos seus colegas e professores de faculdade, quais adjetivos lhe seriam atribuídos?

Se eu ligasse agora para sua família como eles lhe descreveriam em uma frase?

banner_2

Considerei uma excelente oportunidade escrever esse artigo para promover essa reflexão a um número maior de pessoas e não apenas as que por uma razão ou de outra chegam até mim.

Lembro que numa das turmas que formei recentemente havia um senhor que encerrou sua carreira como alto executivo de uma multinacional que costumava comentar sobre a qualidade de seu networking e principalmente da quantidade de suas conexões no LinkedIn. Por conta dessas e outras informações, logo que ele iniciou como nosso aluno na formação imaginei que teria bastante facilidade para iniciar sua atuação como coach.

o-que-e-coaching-profissional

Mas o inverso ocorreu, passado algum tempo da conclusão da formação ele procurou-me para pedir alguns conselhos. Eu então comentei gentilmente que o mais adequado seria que iniciasse explorando seu networking, ele então imediatamente respondeu-me que não concordava que esse seria o melhor caminho. De uma forma bem sutil comentei: “Se nem as pessoas que te conhecem o contratariam, talvez você tenha um bom desafio para iniciar sua carreira”.

Dessa experiência extrai o seguinte aprendizado, que embora aquele senhor tenha tido uma carreira brilhante com direito até mesmo a um doutorado no exterior, algo em sua postura ou histórico profissional de alguma forma não estavam sendo favoráveis ao início de suas atividades como coach. Algo bastante diferente da minha experiência, desde o início da carreira fui procurada por amigos, colaboradores, familiares e até mesmo chefes. Descobri que isso nem sempre aconteceria na carreira dos meus alunos e mentorados.

Com o passar dos anos fui percebendo que nem sempre o melhor aluno da turma é o que tem mais destaque na carreira. E que se ampliarmos nosso olhar para outros mercados, o fenômeno parece se repetir em outras carreiras também.

Leia também: Aprendendo A Ter, Fazer E Ser Para Conviver…

Independente da carreira que você queira manter ou seguir a partir de agora, observe que esta é uma consequência de sua biografia de vida. Seja qual for a carreira, esta começou a ser escrita praticamente no berço e é impactada por suas atitudes dentro e fora do ambiente de trabalho.

Que a nobreza da carreira de um coach é poder colaborar com a transformação dos seres humanos, você provavelmente já sabia, mas o que sugiro lembrar diariamente, é que o primeiro dessa fila é você mesmo, portanto, fique atento para todas as transformações necessárias para atuar em sua carreira sem perder de vista seu propósito. E essa sugestão vale para qualquer mercado, não somente o de coach.

Clique Aqui (2)

RebecaAssinatura_frase

coach

SAIBA MAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM COACHING INTEGRATIVO:

próximas turmas